terça-feira, 13 de novembro de 2012

Top 10 - Romance sim, idiotice jamais

written by Larissa Rainey at 15:10
Seguinte: eu não sou o tipo de pessoa que curte filmes românticos. São, normalmente, os últimos filmes que eu escolho assistir. Não adianta, não me identifico com a maioria deles, acho que são todos clichês, enfim. Mas existem alguns que são realmente bons, bem construídos e que não subestimam a inteligência emocional do espectador. Esse é o tema do top 10 de hoje: filmes que são românticos -  mas não são nem um pouco idiotas e fogem dos clichês. Tentei escolher obras que não são mencionadas sempre, não necessariamente pertencendo ao gênero "Romance" - porém, possuem relacionamentos românticos bem fortes.

É... melhor pegar um lencinho.


10 - Pecados Íntimos

Tá, Pecados Íntimos não é exatamente romântico, mas tem uma história bem interesante. Sarah (Kate Winslet) é uma mulher casada e mãe de Lucy. Ela regularmente leva sua filha a um pequeno parque perto de casa, enquanto conhece e conversa com outras mães. Até que um dia ela avista Brad (Patrick Wilson) e seu filho. O relacionamento deles, que inicialmente era apenas cortês, se transforma num affair intenso e sexual. Como os dois são casados e possuem vários amigos em comum, o relacionamento vai ficando cada vez mais difícil - e é complicado perceber que se realmente é amor ou se é apenas algo para distrair os dois de um casamento frustrado. Amo.






9 - Notas sobre um Escândalo

Notas sobre um Escândalo também não é exatamente romântico, mas os laços românticos que permeiam esse filme estão bem ali na sua cara. A excelente Judi Dench interpreta Barbara, uma professora exigente e controladora, que é temida por vários de seus alunos numa escola de Londres. Barbara é solitária e triste, e procura desesperadamente por uma amiga. Até que Sheba (Cate Blanchett) é contratada para ser a nova professora de Artes. Barbara logo vê em Sheba a amiga que ela tanto procura - mas Sheba tem um segredo, e se Barbara quer a amizade de Sheba para sempre, deverá chantageá-la até as últimas consequências. Por que está na lista? Simples. Fica óbvio e explícito que Barbara ama Sheba, mesmo que de um jeito distorcido, manipulador e stalker. E a relação de Sheba com um aluno é complicada e um grande divisor de águas na vida dela e de Barbara. É um filme incrível e a trilha sonora é impecável.

8 - O Leitor

Ah... demorei tanto tempo pra ver esse filme maravilhoso. Dirigido pelo Stephen Daldry - que dirigiu o incrível As Horas - conta a história tocante de Michael, um menino de 15 anos que se envolve com uma mulher mais velha, Hanna. Ele lê livros para ela, e os dois se apaixonam de uma maneira delicadíssima e profunda. Acontece que a Hanna, na verdade, tem um passado negro e complicado - e Michael aprende a lidar com isso. Vou repetir isso mil vezes: Kate Winslet é uma das melhores atrizes do mundo. A cada papel ela confirma isso, ela sabe o que faz e cada vez mais mostra isso. A rudeza de Hanna em contato com a animosidade do jovem Michael deixa completamente plausível o futuro dele - amargurado e triste, e lá vem Ralph Fiennes em uma atuação esplêndida. Romance bom, sensível mas bem escrito e com bases sólidas.



7 - Penelope

Parece a sua comédia romântica bobinha, mas não é. Penelope (Christina Ricci)  é vítima de uma maldição, por ser a primeira filha mulher de uma linhagem de nobres - ao nascer, ela é agraciada com um nariz de porco. Como quebrar a maldição? Ela precisa encontrar o amor verdadeiro, com a única pessoa que irá amá-la fielmente. Sua mãe faz de tudo para escondê-la dos paparazzi (e aqui aparece Lemon, repórter obstinado interpretado por Peter Dinklage). Penelope se torna uma menina presa em seu próprio mundo, com um amor incondicional por plantas, livros e flores. Quando ela faz dezoito anos, começa a procurar por um marido aristrocrata - mas nenhum jovem rico consegue amá-la por quem ela é, com nariz de porco e tudo. Até que Lemon contrata o sedutor Max (James McAvoy... *suspiros*) - um jovem que precisa desesperadamente de dinheiro  - para conseguir tirar uma foto de Penelope. Mas Max percebe o quão sensível e solitária é, e acaba se apaixonando. O final é precioso e tem  a lição mais valiosa de todas.

6 - Desejo e Reparação

Já escrevi sobre esse filme nesse post, mas vale a menção honrosa para essa história de amor bonita e impactante. O que eu mais gosto em Desejo e Reparação é o fato de que quem narra a história não são os amantes, e sim Briony - que , por ser jovem e inocente, separou os dois. É lindo, a fotografia é impecável, e tem o James McAvoy. De novo.












5 - Paixão Suicida

Eu adoro esse filme, juro! O roteiro é bem engraçadinho e foge bastante do comum. Zia é um garoto que se mata após terminar o relacionamento com sua namorada. Mas se ele esperava descanso ou o fim de suas dores, errou - e muito. Ele acaba numa espécie de limbo dedicada aos suicidas. Ele acaba arrumando um emprego numa pizzaria - ou seja, a vida é um saco mesmo quando você está morto, e acaba descobrindo que Desiree, sua namorada, se matou poucos meses depois dele. Zia, então, resolve cruzar o limbo para encontrá-la.  Ele pega carona com Eugene - um roqueiro russo que se eletrocutou, até que encontra a enigmática Mikal. Ela acredita piamente que está no limbo por engano, e procura as Pessoas no Comando para tirarem-na de lá. Com um roteiro divertido, trilha sonora impecável e personagens fortes, taí um romance para quem curte um humor um pouco mais mórbido.

4 - Asas do Desejo

Ah... isso não é um filme, é uma obra prima. Perfeito do começo ao fim, maravilhosamente emocionante e bem feito. Ele conta a história de dois anjos em Berlim, que observam a vida humana enquanto pensam em seus próprios dilemas e desejos. Os diálogos mais parecem poesia do que díalogos propriamente ditos, e são lindos... Enfim. Até que um dos anjos, Damiel, apaixona-se por uma trapezista imensamente solitária. Nela, o anjo encontra a realização de seu desejo de ser humano e mortal, e poder sentir todas as coisas corriqueiras que marcam nossa vida. É de uma força imensa, de uma sensibilidade incrível. Filme imperdível pra qualquer pessoa que diz gostar de filmes.







3 - Direito de Amar

Direito de Amar - em inglês, A Single Man - é um romance peculiar. Ele mostra a vida do professor britânico George Falconer, um ano após a morte do grande amor de sua vida, Jim. Ele acaba descobrindo sobre o acidente de carro através de terceiros, já que a família de Jim não queria que ele  soubesse, nem fosse ao funeral. A maior dificuldade de George é aprender a cooperar com a morte de seu amado - ele se vê perdido sem Jim, e passa a refletir sobre a fragilidade da vida. Ele, então, decide se matar - mas antes, passa o dia com vários de seus amigos e relembra vários momentos de sua vida com Jim. Atuações memoráveis de Colin Firth e Juliane Moore, além de diálogos fortes e tocantes. 


2 - O Curioso Caso de Benjamin Button

Amo demais esse filme. Além da história ser maravilhosa, a relação entre Benjamin e Claire é impressionante. Viver em direções opostas à da pessoa que você ama - vê-la envelhecer enquanto você rejuvenesce, é uma situação intrigante. Me faz pensar sobre como, muitas vezes, a pessoa que gostamos não cresceu "mentalmente" - e fica tão difícil acompanhar. O toque fantástico e surreal que permeia toda a trajetória dos amantes faz com que seja uma história de amor bem fora do comum.









1 - O Piano

Filme maravilhoso é maravilhoso. "O Piano" conta a história de Ada McGrath, uma pianista muda que tem uma filha pequena, Flora (interpretada pela Anna Paquin. BABY SOOKIE!). O pai de Ada a casa com Alistair, que mora na Nova Zelândia. Como na casa de seu novo marido seu amado piano não cabe, ele é vendido para Baines - um homem recluso, que prefere a companhia dos índios Maori do que a de seu próprio povo. Para poder tocar seu piano, Ada aceita dar aulas de música para Baines.
Existem dois relacionamentos fortes muito bem explorados no filme: o de Ada com Baines, e o de Ada com a música. A música é sua válvula de escape, sua maneira de se conectar com o mundo. Por mais que eu tente descrever o quão lindo e bem escrito esse filme é, talvez não consiga. É intenso, dramático, e completamente maravilhoso. Uma obra prima.

2 comentários.:

Matheus on 13 de novembro de 2012 às 18:45 disse...

Você citou filmes que eu adoro tipo Atonement, Notas sobre um escândalo, Direito de amar, O leitor, Paixão suicida... E outros que eu sempre quis ver e que agora definitivamente fiquei com mais vontade ainda, como Asas do Desejo! ótimo top.

Anônimo disse...

Mesmo com os dois filmes maravilhosos da Kate Winslet, acho q direito de amar o melhor de todos.

A maneira como Tom Ford equilibra as cores e as cenas é magnífico.

Bjos

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos